quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Para que serve a Internet/ Intranet numa empresa de Engenharia?

Existem vários tipos de redes que diferem pelas características específicas que cada uma possui, sendo que a mais comum é a Internet, mas também tem a Intranet, Extranet, LAN, entre outras.

A Internet, também conhecida como a rede mundial de computadores, é a mais utilizada no mundo, e tem por definição que é uma grande rede de comunicação de computadores ligados coletivamente através de servidores de acesso utilizando o protocolo de internet.
Em qualquer empresa, especificamente numa empresa de engenharia, a Internet se torna uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da mesma, pois através dessa comunicação global de computadores, a empresa de engenharia consegue expandir e divulgar o trabalho que esta desenvolve. Além disso, é capaz de se comunicar com outras empresas, ou qualquer outro funcionário e/ou usuário do outro lado do mundo, seja enviando dados, informações, fotos, videos, etc., desta forma, aliado à Internet, a empresa consegue aumentar o leque de comunicação para todo o mundo.

A Intranet é basicamente uma rede privada de computadores com as mesmas características da Internet, mas somente o pessoal autorizado consegue acessá-la através de um nome de usuário e senha, geralmente é utilizada em empresas para comunicação interna. A Intranet é uma rede particular da Internet e sobre os protocolos, ela utiliza os mesmos Internet: TCP/IP para conexão entre os computadores; SMTP para serviços de email; FTP para transferência de arquivos e HTTP para mostrar o conteúdo e os serviços de rede. 
Em uma determinada empresa de engenharia, a Intranet é uma rede que promove a comunicação interna e restrita aos funcionários desta empresa, sendo utilizada para a troca de informações entre os diversos departamentos da empresa, além do envio e recebimento de arquivos, envio de mensagens instantâneas através de chats, acesso ao sistema de gerenciamento de sites ou serviços online, entre outras funcionalidades, sendo que todo esse acesso e comunicação, é feita de maneira exclusiva. Desta forma, a Intranet é uma ferramenta que agiliza os processos a serem desenvolvidos pela empresa, pois o tempo de resposta entre a comunicação entre os diferentes departamentos é mais rápido comparado a, por exemplo, ter que fazer uma ligação ou se deslocar até o outro setor para poder se comunicar ou transferir arquivos dentro da empresa.      




Quer saber mais?
Tecmundo: Clique aqui.
O que é Intranet? Clique aqui.
Oficina da net: Clique aqui.