quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A importância do gerenciamento de projetos



O conceito de Projeto é muito amplo, e por definição temos Projeto como:
“Um projeto é uma reunião de esforços aplicados de forma integrada na busca de um objetivo bem definido”. Segundo o PMI (Project Management Institute), projeto é: “Um esforço temporário para produzir um produto, serviço ou resultado único”.
O gerenciamento de projetos dentro de uma empresa vem recebendo destaque cada vez maior na atualidade. Isso se deve pela necessidade das empresas se adequarem a rapidez com que as mudanças ocorrem no ambiente empresarial, consequentemente um número crescente de empresas estão adotando o gerenciamento de projetos no dia-a-dia.
Uma pesquisa realizada recentemente pelo PMI-RJ mostra que 72 % dos projetos empresariais apresentam problemas de não cumprimento de prazos, ocasionando prejuízos financeiros e, o que é mais grave, prejuízos intangíveis como perda de credibilidade perante o cliente, desmotivação da equipe, entre outros.
Nessa mesma pesquisa observou-se que 82% das empresas pesquisadas mostraram-se dispostas a investir no desenvolvimento e implementação de metodologias de gerenciamento de projetos reconhecendo a importância do tema no contexto empresarial atual.
Adotando e executando os conceitos do gerenciamento de projeto numa organização, a mesma terá destaque no mercado, pois com um planejamento bem sucedido de um determinado produto por exemplo, as chances de sucesso e, como consequência, a geração de lucros, aumentam significadamente. Isso se deve a um estudo detalhado precoce do que a empresa está almejando, pois com o gerenciamento de um projeto, ocorre uma listagem ordenada de tarefas a serem cumpridas, divisão dessas tarefas, estipulação de datas, porcentagem do trabalho concluído, dentre vários outros recursos que acabam por diminuir as chances de dar erro neste determinado produto que será lançado.
Portanto, esse gerenciamento possibilita à organização desenvolver uma visão do futuro estabelecendo estratégias e corrigindo os erros, e como resultado as chances de sucesso aumentam.


Referências bibliográficas
RH Portal. Disponível em: <http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=brm_gl8a8>. Acesso em: 11 de Outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário